sexta-feira, 29 de abril de 2011

Médicos devem inserir cateter em Shaolin


Médicos inserem cateter no crânio de Shaolin para monitorar pressão; nota oficial não revela ainda intervenção cirúrgica no braço do comediante

O portal PB Agora teve acesso à nota oficial divulgada pela equipe médica do Hospital das Clínicas de São Paulo, que acompanha o tratamento humorista Shaolin, que continua em estado grave na unidade.

No texto, o hospital detalha que procedimentos clínicos foram realizados no comediante. Ao fim, revela a implantação de um cateter no crânio de Shaolin para monitor a pressão intracraniana.

A grande preocupação da equipe de especialista é o estado que se encontra o braço esquerdo de Shaolin, severamente comprometido com impacto do acidente. A nota explica também que foi feita uma nova limpeza do local, mas nenhum intervenção cirúrgica ainda.

noticiadesap@blogspot.com

Mulher morde pênis do namorado


Americana é presa após morder o pênis do namorado em discussão

Incidente ocorreu em Coralville, no estado de Iowa. Mulher foi acusada de agressão sem intenção de causar ferimentos.

A norte-americana Lucinda Kinder, de 32 anos, foi presa na última quarta-feira em Coralville, no estado de Iowa (EUA), acusada de morder o pênis do namorado durante uma discussão, segundo reportagem do jornal "Daily Iowan".

O casal mantinha um relacionamento amoroso há, pelo menos, um ano. De acordo com a polícia, a mulher bateu no homem, arranhou seu ombro e, em seguida, mordeu seu pênis.

Ela foi levada para a prisão do condado de Johnson sob a acusação de violência doméstica e agressão sem intenção de causar ferimentos. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 2.500.

Wilson revela a Cícero sentimento sobre Cássio assumir no Senado


QUEBROU O SILÊNCIO: Wilson Santiago revela a Cícero Lucena sentimento sobre a possibilidade de Cássio assumir mandato no Senado Federal

De Brasília vem uma informação que dá conta que o atual presidente do Senado Federal Wilson Santiago (PMDB) está pouco preocupado em perder a cadeira que ocupa para o senador mais votado na Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB).

A fonte confidenciou a reportagem do PB Agora que teve um contato com o outro senador da Paraíba Cícero Lucena (PSDB) que relatou recente conversa com Wilson e que se surpreendeu com o comportamento do colega.

"Cícero conversou com Santiago e me externou que o Wilson está muito tranquilo em sua posição; como se o processo não fosse tirá-lo do Senado, Cícero me disse que ele está muito confiante no resultado dessa história que envolve a sua permanecia no Senado", contou.

COMPORTAMENTO: O que mais surpreendeu o interlocutor, foi a falta de preocupação ou receio por parte de Wilson Santiago.

"Cícero contou que ele está tranquilo, está na presidência do senado e tem demonstrado muita frieza com o episódio", explicou.

O político também contou que Santiago sustenta o argumento para pessoas mais próximas de que permanecerá na cadeira por um bom tempo.

"Ele está confiante de que a lei da inegebilidade não irá dar a Cássio o mandato e disse que muita água vai passar por debaixo da ponte", pontuou.

CASO CÁSSIO: Os advogados do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) ingressaram com uma nova petição no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando ao ministro Joaquim Barbosa, que atua como relator do Recurso Extraordinário que pede o deferimento do registro de candidatura do tucano ao cargo de senador, que despachado monocraticamente e não mais o devolva ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PRESIDENTE DO SENADO:  O 2º Vice-Presidente do Senado Federal, Wilson Santiago (PMDB) assumiu a Presidência da Casa e do Congresso Nacional.

O presidente José Sarney (PMDB) e a 1ª Vice, Marta Suplicy (PT), estão com compromissos fora do Brasil.

Com isso, a Presidência do Congresso Nacional está sendo exercida, interinamente, pelo paraibano Wilson Santiago

Cássio dá ‘veredicto’ sobre planos de candidatura de Diogo Cunha Lima


DEFINIDO: Cássio dá ‘veredicto’ sobre a candidatura de Diogo Cunha Lima a Prefeitura de Campina Grande

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) demonstrou estar bastante despreocupado sobre a possibilidade de lançar o nome do seu filho Diogo Cunha Lima na disputa pela prefeitura de Campina Grande de 2012. Na opinião do tucano, a questão será definida por Diogo e pelo PSDB.

“Cabe ao partido e cabe a ele. Não haverá veto e jamais iria vetar, mas também não irei incentivar”, desconversou em rápido contato.

“Temos grandes nomes no nosso partido que poderão disputar”, encerrou a conversa de maneira enigmática.

Cássio também pediu para que a sociedade colabore com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Campina Grande onde no próximo dia 28 de abril, às 19 horas, no Estádio O Amigão, será realizado um jogo beneficente em prol da entidade com a participação do tetra-campeão Romário, hoje deputado federal e outros craques, como o ex-goleiro de futebol, Danrlei de Deus Hinterholz, eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

POSSE NO SENADO: O destino político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) pode ainda ser definido esta semana. É que o ministro Joaquim Barbosa, relator do recurso extraordinário do tucano no Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar o processo nos próximos dias e decidir a qualquer momento se dá provimento ou não ao recurso que pode resultar na posse do tucano no Senado.

Depois que retornou da Procuradoria Geral da República (PGR), há quase duas semanas, o recurso impetrado por Cássio Cunha pedindo o deferimento de sua candidatura ao Senado recebeu duas petições, que foram anexadas ao processo e já estão conclusas para a análise do relator, que poderá dar a palavra final para validação dos mais de um milhão de votos obtidos pelo ex-governador paraibano nas eleições do ano passado na disputa pelo cargo de senador ou se devolverá o processo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma das petições foi interposta pelo vereador de Santa Luzia, Bivar de Souza Duda (PT), uma das partes autoras da Ação que resultou na impugnação do registro de candidatura de Cássio Cunha Lima nas eleições do ano passado.

O vereador petista, através dos advogados do partido que integrou a coligação Paraíba de Futuro, requereu que o ministro Joaquim Barbosa encaminhe o processo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, seja desprovido pelo ministro relator e seja encaminhado para nova análise da PGR.

Outra petição que foi anexada ao recurso, antes mesmo da do petista, foi a dos advogados do ex-governador Cássio, solicitando ao ministro Joaquim Barbosa, o deferimento do registro de candidatura do tucano ao cargo de senador, que despachado monocraticamente e não mais o devolva ao TSE.

O advogado Luciano Pires, que atua na defesa de Cássio Cunha Lima, explicou que a petição encaminhada ao ministro é apenas para formalizar o pedido para que o ministro de Joaquim Barbosa despache pelo provimento do recurso de forma monocrática, assim como fez em outros casos em que foi relator, adotando a decisão do STF para a não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

NESTE SÁBADO: Cássio e Cícero voltam a ficar frente a frente durante encontro do PSDB

NESTE SÁBADO: Cássio e Cícero voltam a ficar frente a frente durante encontro do PSDB
Os analistas políticos estarão atentos para o desenrolar dos bastidores políticos deste sábado (30) onde os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, ambos do PSDB, estarão lado a lado no primeiro encontro da Juventude Nordestina do PSDB. A informação foi dada pelo presidente estadual da juventude do PSDB na Paraíba, Wilson Neto, que confirmou a presença dos dois ‘caciques’ tucanos que não estão muito ‘afinados’.

“O encontro ocorrerá no sábado a partir das nove horas na Assembléia Legislativa da Paraíba e terá as presenças de: Cícero Lucena, Cássio, do deputado federal Ruy carneiro, do deputado Hervázio Bezerra e dos vereadores de João Pessoa, Marcos Vinicius, Luis Flávio e Eliza Virgínia”, contou. Wilson Neto também confirmou que o presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra também poderá estar presente.

“Iremos debater políticas publicas voltadas para os jovens nordestinos, com duas palestras pela manhã e no turno da tarde uma mesa redonda com representantes do Instituto Teotônio Vilela”, relatou.

A expectativa é que durante o encontro, o Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, e idealizado na gestão do pai de Cássio, Ronaldo Cunha Lima, também ente em pauta, mesmo que seja através de uma conversa reservada. É que Cícero, mais uma vez, deixou as pendengas políticas de lado e se solidarizou com a ‘terra’ de Cássio, anunciando a destinação de R$ 300 mil para a realização do São João da cidade.

Márcio sapé noticia.

Após encontro do DEM, José Agripino desmente fusão do partido com o PSDB

O presidente nacional do DEM, José Agripino, falou sobre os objetivos do encontro realizado ontem (28/04) na capital, e negou a possibilidade do fusão do partido com o PSDB.
A Casa estava cheia na reunião do Democratas (DEM) ocorrido na tarde da última quinta-feira (28/04), em João Pessoa. O encontro contou com a presença do presidente nacional do partido José Agripino (RN), do presidente da executiva estadual do DEM na Paraíba, Efraim Morais, o senador Demóstenes Torres (GO), deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), além do deputado Efraim Filho (PB) e a bancada da sigla na Assembleia Legislativa.
Um dos principais objetivos do encontro foi o de discutir e buscar fortalecimento da legenda, para fins de uma disputa exitosa no pleito de 2012 . “Convocar a nossa base às convenções municipais, nós queremos que o partido tenha diretório se possível, em todos os municípios da Paraíba, para que a gente possa disputar as prefeituras no maior número possível de municípios, disputar como vindo em consequência a maior quantidade de vagas nas Câmaras de Vereadores“, afirmou o presidente nacional do partido, José Agripino.
José Agripino, comentou a importância do DEM por meio do número de representantes que tem o partido nos mais diversos cargos políticos (prefeitos, deputados e senadores). “O presidente Efraim Morais tem 37 prefeituras, elegeu 37 prefeituras na última eleição. Ele tem uma meta. Ele quer chegar a 50 prefeituras. Quem tem uma meta, tem um objetivo, vai chegar ou não vai isso aí é outra coisa“, comenta.
O presidente nacional do DEM afirma com bastante veemência que o partido não irá se fundir com o PSDB. “Que fusão? Ontem nós tivemos uma reunião de três horas com a executiva do partido, hora nenhuma, nenhum membro da executiva falou em fusão. O que existe de fusão é especulação, principalmente de imprensa“, dispara.
Agripino afirma que tanto o DEM quanto o PSDB são partidos grandes, e falar em fusão seria complicado. Portanto, segundo ele, o que existe de fato são especulações sobre uma fusão, algo que para ele é bastante hipotético e que estar longe de ser fato. “Então essa questão de fusão é uma mera hipótese, e não está na ordem do dia nem do PSDB, e muito menos do Democratas“, finaliza.
Márcio sapé

Governador recebe secretária Nacional de Habitação e assina convênios para garantir moradia digna

O governador Ricardo Coutinho, receberá nesta sexta-feira (29/04), a ministra Inês Magalhães, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Na ocasião, os gestores irão lançar o Programa de Habitação Rural.
Três ações importantes voltadas para a oferta de moradia digna para famílias de baixa renda serão realizadas na manhã desta sexta-feira (29/04), pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e a ministra Inês Magalhães, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
Durante cerimônia no Palácio da Redenção, os gestores irão lançar o Programa de Habitação Rural, por meio do qual o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e o Ministério da Integração vão realizar convênio para a construção de cerca 800 unidades habitacionais voltadas para as comunidades rurais de baixa renda.
O governador Ricardo Coutinho assinará, durante a solenidade que acontecerá no Salão Azul do Palácio da Redenção, o Acordo de Cooperação do Estado com os Municípios paraibanos dentro do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ele também assinará decreto que cria o Comitê Gestor do Programa “Minha Casa, Minha Vida” destinado aos municípios com população superior a 50 mil habitantes. Tal iniciativa evitará, que recursos destinados à Paraíba acabem sendo direcionados para outros Estados.
Marciosapé
começa a discursar em nome de todos os Prefeitos da Paraíba.



O Prefeito joâo da Utilar esteve nesta Quinta feira na solenidade do Democratas em joâo pessoa, que reuniu
uma grande liderança,como efraim e efraim filho,e prefeitos de outras cidades da Paraiba.

Governo culpa solo por acidente em obra do PAC

FORTALEZA – O Ministério de Integração Nacional distribuiu no final da tarde desta quinta-feira, 28, nota oficial em que explica o desabamento do teto do túnel Cuncas I, que faz parte das obras de transposição do rio São Francisco, entre a Paraíba e o Ceará. De acordo com o governo, a queda do teto se [...]
FORTALEZA – O Ministério de Integração Nacional distribuiu no final da tarde desta quinta-feira, 28, nota oficial em que explica o desabamento do teto do túnel Cuncas I, que faz parte das obras de transposição do rio São Francisco, entre a Paraíba e o Ceará. De acordo com o governo, a queda do teto se deveu “à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”. O túnel integra as obras do PAC no Nordeste.

Doações irregulares para eleições de 2010 somam R$ 142 milhões

Levantamento da Receita entregue ao TSE revela que 3.996 das 19.658 empresas fizeram doações irregulares, desrespeitando limites impostos pela lei
BRASÍLIA – Um cruzamento de dados feito pela Receita Federal a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que R$ 142 milhões foram doados ilegalmente para financiar as campanhas eleitorais do ano passado. O Estado campeão em doações acima do limite legal foi São Paulo: R$ 46 milhões. No Rio, segundo colocado nesse ranking, as empresas doaram R$ 13 milhões acima do que poderiam.
Porcentualmente, Tocantins e Paraíba foram os campeões de doações acima do limite permitido. Somente em Tocantins, o valor corresponde a 2.494% acima do teto legal. Na Paraíba, as doações foram 1.868% maiores do que o permitido.
Do total de 19.658 empresas que fizeram doações em todo o País, foram identificados 3.996 doadores em situação considerada irregular pela Receita.
As doações feitas por outras 1.743 pessoas jurídicas estão sob análise. As demais 13.919 empresas fizeram doações dentro dos parâmetros da lei. Os nomes das empresas não foram divulgados porque as informações, justificou o TSE, são sigilosas.
Entretanto, o TSE montou uma lista com o nome das dez empresas com maior volume de doações acima do limite. Na listagem, conforme ministros do tribunal, há nomes de grandes empresas. Encabeçando a lista estaria uma empresa de São Paulo.
“Pela primeira vez temos a colaboração da Receita na apuração do descumprimento dos limites de doações”, disse o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. “Agora temos instrumentos para coibir excessos.”
Limites. A legislação eleitoral (Lei 9.504/1997) permite que as empresas doem para as campanhas políticas até 2% do equivalente ao faturamento bruto informado à Receita no ano anterior às eleições – no caso, as doações de 2010 estavam limitadas a 2% do faturamento bruto registrado em 2009.
Os dados entregues nesta semana ao TSE, conforme revelou nesta quarta-feira, 27, oEstado na coluna de Dora Kramer, foram repassados aos tribunais regionais eleitorais, à Procuradoria-Geral da República e aos ministérios públicos eleitorais.
Nos próximos dias, o TSE deve divulgar a quantidade de doações feitas por pessoas físicas acima do limite legal – 10% do rendimento informado à Receita no ano anterior às eleições. Essa listagem também será encaminhada aos ministérios públicos eleitorais.
A Lei Eleitoral prevê que a empresa ou a pessoa jurídica que desrespeitar esse limite poderá ser multada. A pena varia entre cinco e dez vezes o valor da quantia doada acima do limite legal. Os doadores que extrapolaram os limites também estarão sujeitos à proibição de participar de licitações públicas e de fechar contratos com o poder público pelo período de cinco anos.
Com base nesse levantamento, os procuradores eleitorais poderão propor ações contra aqueles que doaram acima dos valores permitidos pela legislação eleitoral. O Ministério Público Eleitoral terá prazo de 50 dias, iniciado ontem, para acionar as empresas e pessoas físicas. Se ultrapassado esse prazo para proposição de ações, as empresas e doadores pessoas físicas não mais poderão ser processados pelas doações irregulares.
Os candidatos que receberam recursos dessas empresas não podem ser processados. A legislação eleitoral prevê apenas punição para o doador e não estabelece responsabilidade para os candidatos beneficiados. Além disso, o prazo para que os eleitos sejam processados é de até 15 dias após a diplomação.
Marcio sapé

Promotora e marido acusados de corrupção no DF são soltos

Para ministro do STJ, possível falsidade em atestados médicos alegada pelo MP não influenciaria perícia oficial
BRASÍLIA – O ministro Napoleão Maia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quinta-feira, 28, a soltura da promotora de Justiça Deborah Guerner, e do marido dela, o empresário Jorge Guerner. Investigados por suspeita de envolvimento num esquema de corrupção no Distrito Federal que ficou conhecido como mensalão do DEM, os dois estavam presos desde o dia 20 por ordem do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.
O TRF tinha concluído que os dois tentaram atrapalhar as investigações e que havia o risco de fuga. Reportagem publicada na quarta-feira, 27, pelo jornal O Estado de S. Paulorevelou documentos e imagens que comprovam que Deborah teve a ajuda de um psiquiatra para simular um distúrbio mental e atrapalhar as investigações.
Deborah e Jorge Guerner estavam presos na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A prisão preventiva tinha sido pedida pelo Ministério Público, que acusou o casal de forjar provas para simular uma incapacidade mental. Os dois foram presos em casa logo após retornarem de uma viagem pela Itália.
Marciosapé

Delúbio Soares, pivô do escândalo do mensalão, é ovacionado

Nenhum participante da reunião contestou o pedido de refiliação. Ao contrário, pelo menos 15 participantes da reunião tomaram a palavra para defender a volta de Delúbio aos quadros partidários. Muita gente chorou.
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, pivô do escândalo do mensalão, foi ovacionado em sua primeira aparição em uma atividade partidária desde que foi expulso do partido em 2005, por gestão temerária das finanças petistas.
Delúbio participou no início da noite de hoje (28/04) da reunião da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a maior do PT. A reunião foi fechada mas, segundo pessoas que participaram do ato, o ex-tesoureiro foi aplaudido de pé por dezenas de correligionários.
Delúbio falou durante cerca de 10 minutos aos integrantes da CNB. Segundo relatos, ele disse que se apresentava ali com “humildade” para pedir apoio à solicitação de refiliação, que será analisada sábado pelo diretório nacional do partido.
Em momento algum ele fez autocrítica ou admitiu supostos erros cometidos no passado.
Nenhum participante da reunião contestou o pedido de refiliação. Ao contrário, pelo menos 15 participantes da reunião tomaram a palavra para defender a volta de Delúbio aos quadros partidários. Muita gente chorou.
Embora outros setores do partido ainda resistam à volta de Delúbio ao PT, a CNB decidiu por unanimidade encaminhar o pedido ao diretório nacional.
Macio sapé com informações do Último Segundo

TSE recebe nova consulta sobre fundação de partidos políticos

O deputado federal pelo estado da Bahia Paulo Magalhães (DEM) protocolou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com questionamentos sobre criadores de novos partidos. Paulo Magalhães consulta sobre possíveis direitos e considerações acerca de membros fundadores de novas agremiações.
O deputado federal pelo estado da Bahia Paulo Magalhães (DEM) protocolou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com questionamentos sobre criadores de novos partidos. Paulo Magalhães consulta sobre possíveis direitos e considerações acerca de membros fundadores de novas agremiações.
Na consulta o parlamentar cita a resolução 23.282/2010, do TSE, que versa sobre disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.
O relator da consulta é o ministro Marcelo Ribeiro (foto).
Na íntegra, o parlamentar questiona se:
“1 – Consideram-se fundadores de partido político todos aqueles que participem da elaboração e aprovação do estatuto e do programa, bem como das providências necessárias a obtenção do registro definitivo?
2 – Consideram-se também fundadores de partido político os eleitores, parlamentares ou não, que assinarem declaração individual ou coletiva de apoio aos atos constitutivos preliminares (estatuto e programa), que acompanhem ou venham a ser anexadas ao pedido do registro de que trata o art. 13 e 19 da Resolução 23.282 do TSE?
3 – Deve ser considerada como data de filiação ao novo partido daqueles que participaram da elaboração e aprovação do Estatuto e Programa, aquela em que pedido o registro do Partido no Cartório de registro civil de que trata o art. 9º, bem como da constituição dos órgãos de direção de que tratam os arts. 12, 13, e 19 da Resolução 23.282?
4 – Se o Partido em formação obtiver o registro definitivo no TSE a menos de 1 ano da eleição, podem propor candidatura aqueles que se engajarem como fundadores durante as providenciais de sua constituição?”
Base legal
De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.
Máciosapé
29 de abril 2011
[videolog 648886]

este carinha e de mais....

"Você está linda", William sussurra para Kate no altar

Vestido da noiva foi desenhado pela estilista Sarah Burton

AFPAFP
Kate é entregue ao noivo pelo pai

Publicidade
– Você está linda.

Foi com esse sussurro que o príncipe William recebeu Kate Middleton no altar durante a cerimônia de casamento dos dois, na abadia de Westminster, em Londres. A informação é do jornal britânico Daily Mail.
Assista à cerimônia ao vivo
O vestido de Kate, desenhado por Sarah Burton, diretora de criação da grife de Alexander McQueen, tem corpete justo, com um discreto decote e transparência na região do colo e dos braços.
Ao contrário do que foi especulado pela imprensa durante os preparativos para o casamento real, Kate não está usando flores nos cabelos. Ela optou por uma tiara bastante tradicional, acompanhando o clássico véu que cobre o rosto.

A noiva chegou a bordo de um Rolls Royce que a esperava na porta do luxuoso hotel Goring (onde ela passou a última noite como solteira) desde o início da manhã (no horário local), e foi ovacionada pelo grande público que está do lado de fora da abadia.

William havia chegado ao local por volta das 6h20 (horário de Brasília), acompanhado do irmão, Harry, e foi seguido pela mãe de Kate, Carole. Depois veio o príncipe Charles, pai do noivo, acompanhado da mulher, a duquesa da Cornualha.

A rainha Elizabeth 2ª foi a última a chegar à abadia, antes da noiva. Ela está acompanhada pelo marido, o príncipe Philip. O casal foi muito aplaudido pela multidão no caminho. Amarelo-ouro, o vestido da rainha foi confeccionado pela estilista Angela Kelly. Na região do colo, o modelo conta com "raios de sol estilizados".

kate, william, casamento

Audiência com ministro dos esportes garante ginásio poliesportivo para Sapé

28de abril de 2011
marciosape
O prefeito de Sapé, João Clemente Neto (DEM), conhecido popularmente como João da Utilar, concluiu a viagem de três dias a Brasília trazendo na bagagem boas notícias para a população de Sapé. Em audiência com o ministro dos esportes, Orlando Silva, o prefeito, acompanhado do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), discutiram a construção da Praça da Juventude no município.
A praça é um projeto do Ministério dos Esportes para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida à atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.
Inicialmente, o ministro garantiu recursos para a construção do ginásio poliesportivo, um dos principais equipamentos públicos da praça, e Ruy Carneiro vai apresentar uma emenda parlamentar para assegurar a construção do restante do projeto, que totaliza mais de 1,5 hectare contendo campo de futebol society, pista de skate, teatro de arena, arquibancadas, vestiários, ginásio poliesportivo, bloco administrativo, estacionamento e muitos outros equipamentos voltados à prática de esporte e atividades culturais. “O administrador moderno precisa governar com uma visão de futuro, fazendo parcerias com outras esferas de governo e com a iniciativa privada. Num mundo globalizado ninguém mais administra sozinho. A prefeitura vai garantir a contrapartida necessária para que esta grande obra seja uma realidade em nosso município”, ressaltou João da Utilar.
Ruy Carneiro tem um bom trânsito nas questões desportivas por já ter exercido o cargo de secretário estadual de esportes no governo de Cássio Cunha Lima. Agora como deputado federal, Ruy atua em Brasília para beneficiar o município de Sapé, de onde recebeu uma elevada votação e conta com a amizade do prefeito João da Utilar.
A prefeitura já está em negociações com proprietários de terrenos para desapropriação, garantido assim o local da nova praça, que deve beneficiar diretamente três bairros do município.

EXCLUSIVO!Polícia Civil de Sapé prende funcionário da 8ª CIRETRAN.

28 de abril de 2011
Agentes da Polícia Civil da cidade de Sapé,  em cumprimento a mandado de prisão expedido pela 3ª Vara da Comarca de Sapé.
prederam na tarde desta quinta feira  [28] o funcionário público Antonio Tavares de Sá Filho mais conhecido como Toinho do DETRAN.
O mesmo é acusado de Concussaõ ( extorsão praticada por funcionário público),Antonio encontra-se à disposição da Justiça na delegacia na cidade.
Em posse do acusado, foram encontrados documentos das pessoas lesadas pelo mesmo, os documentos estavam em sua gaveta na repartição e em sua residência

terça-feira, 19 de abril de 2011


CELEBRANDO 127 ANOS DE OS ANJOS DE AUGUSTO.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ,IRA DISTRIBUIR MAIS DE 20.000 QUILOS DE PEIXA NA SEMANA SANTA,COM AS FAMILIA DE SAPÉ,ISTO E MUITO IMPORTANTE PRA AS FAMILIAS MAIS CARENTE DO MUNICIPIO,O PREFEITO JOÂO DA UTILAR VEM A FRONTE DO SEU MANDATO DESENPENHANDO UM EXELENTE TRABALHO..

sexta-feira, 15 de abril de 2011

por Arsênio Meira Júnior
Augusto dos Anjos, aos 17 anos, escreveu o soneto Versos Íntimos; nele há um verso que rompeu as barreiras do convencional e incorporou-se no imaginário popular, tornando-e parte indelével da língua corrente do povo (esse soneto eu e a torcida do Flamengo sabemos de cor e salteado):


“Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão — esta pantera —
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija.”

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo, Paraíba, 20 de  abril de 1884 – Leopoldina, Minas Gerais, 12 de novembro de 1914), foi um inusitado poeta paraibano, identificado muitas vezes – de maneira equivocada, a meu ver como simbolista ou parnasiano; por outro lado houve quem, como o poeta Ferreira Gullar, o enxergasse como pré-moderno, com instantes de modernismo puro.
É festejado como um dos poetas mais estranhos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada (e causa espanto) tanto em leitores comuns quanto em diversos críticos literários de nomeada.
Para mim, Augusto dos Anjos não pertence a nenhuma escola literária. Ele é inclassificável, sob o ponto de vista cronológico ou geracional. No entanto, os mestres que lecionam Literatura o classificam classificação como “pré-moderno”.
Ora, como catalogar um poeta que, em plena belle epoque, escreveu para o escândalo dos saraus, dos espartilhos, dos pincenês dourados e das bengalas benfazejas, esse “singelo” apelo:
Budismo moderno
Tome, Dr., esta tesoura, e… corte
Minha singularíssima pessoa.
Que importa a mim que a bicharia roa
Todo o meu coração, depois da morte?!
Ah! Um urubu pousou na minha sorte!
Também, das diatomáceas da lagoa
A criptógama cápsula se esbroa
Ao contato de bronca destra forte!
Dissolva-se, portanto, minha vida
Igualmente a uma célula caída
Na aberração de um óvulo infecundo;
Mas o agregado abstrato das saudades
Fique batendo nas perpétuas grades
Do último verso que eu fizer no mundo!”
Augusto dedicou-se ao magistério, transferindo-se para o Rio de Janeiro, após diatribes em sua terra natal (pra variar, saiu como poeta levando pedradas da Paraíba, e em meio a conflitos familiares) onde foi professor em vários estabelecimentos de ensino.
Faleceu em 30 de outubro de 1914, as 4 horas da madrugada, em Leopoldina, Minas Gerais, onde era diretor de um grupo escolar. A causa de sua morte foi a pneumonia. Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, deu a lume seu livro único de poemas, o mítico Eu.
Após sua morte, seu amigo Órris Soares (tio paterno do dublê de entrevistador e humorista Jô Soares) organizaria uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então não publicados pelo autor. Até hoje seu livro esgota-se com facilidade, e nem sei mais quantas edições do Eu e Outras Poesias foram esgotados por sucessivas gerações de leitores. Daqui a 500 anos, alguém escreverá o mesmo.
Augusto dos Anjos é um poeta controverso que não é irregular; é um autor inclassificável. Todavia, não  o pensem fora de seu tempo. Ele tem tantas faces que poderia ter ultrapassado várias décadas de leitura, estudo e produção e, no entanto, não passou do trigésimo primeiro aniversário. Baudelaire via poesia nas coisas consideradas feias ou antipoéticas, como o satanismo e certos traços da vida urbana: a sujeira, a miséria, a prostituição, os bêbados desocupados nas tavernas, etc.
Além disso, o poeta francês rompeu com a psicologização do eu-lírico dos poemas, na busca de uma abordagem mais impessoal, centrada na própria linguagem dos textos. E é nesse ponto de conteúdo e forma que encontramos uma proximidade da poesia de Augusto dos Anjos com a poética de Baudelaire.
Para que se possa falar de influência na poesia de Augusto dos Anjos, é preciso também evocar o filosofo alemão Schopenhauer. As teorias do filósofo germânico estão tão entranhadas na cultura ocidental que se fundem com os hábitos de pensar e sentir de europeus e americanos.
O aspecto melancólico da poesia de Augusto, característica imediatamente captada pelo leitor que não esteja lendo com a cabeça em Plutão, é interpretada de diversas maneiras. Uma vertente de críticos, entre os quais destaca-se o  já citado Ferreira Gullar, fundamenta a melancolia da obra na biografia do homem Augusto dos Anjos.
Para Gullar, as condições de nossa cultura dependente dificultam uma expressão literária como a de Augusto dos Anjos, onde se observa um rompimento com a imitação extemporânea da literatura européia.
Essa ruptura de Augusto dos Anjos ter-se-ia dado menos por uma crítica à literatura do que por uma visão existencial, fruto de sua experiência pessoal e temperamento, que tentou expressar na forma de poesia.
A poesia de Augusto dos Anjos, conforme o grande Ferreira Gullar, ostenta lampejos altíssimos do que seria chamado de modernismo: vocabulário prosaico misturado a termos poéticos e científicos; demonstração dos sentimentos e dos fenômenos não através de signos abstratos, mas de objetos e ações cotidianas; a adjetivação e situações inusitadas, que transmitem uma sensação de perplexidade.
O poeta versejou entre 1900 a 1914. O modernismo estourou nestas bandas em 1922.  Gullar compara – oportunamente – a miscigenação de vocabulário popular com termos eruditos empregados pelo poeta ao mesmo uso que fez Graciliano Ramos em sua prosa seca. coloquial e clássica.
O poeta maranhaense descreve ainda os recursos estilísticos pelos quais Augusto dos Anjos tematiza a morte, que é personagem central de sua poesia, e o compara a João Cabral de Melo Neto, para quem a morte é apresentada de forma crua e natural.
Nesse caso, pode ser comparado com Mallarmé, pelas crises espirituais porque ambos passaram, na impotência de estabelecer relação entre o mundo visível e o invisível, com o objetivo de atingir, através da sensação, a idéia pura das coisas. Com Antero do Quental, pela tortura do espírito e pela constância do tema da morte, desejada por um, temida pelo outro.
Tenho que Augusto sabia que a sua posição solitária na quadra da língua portuguesa seria um fato eternamente consumado; sem companheiros de geração, à margem das patotas, penso que não houve ironia quando ele escreveu sobre si como “o poeta do hediondo.”
Foi exatamente com esse título — Poeta do Hediondo — que ele, num dos seus últimos sonetos, deu a resposta por antecipação aos seus futuros críticos.
Ler Augusto é transitar do Romantismo ao Modernismo, passando por todas as correntes estéticas intermediárias. É um poeta que conseguiu colocar em verso, e em uma única obra, a essência de tendências as mais díspares, sem ser hermético nem incompreensível.
Olavo Bilac, nosso maior poeta parnasiano, logicamente prezava com fervor a imposição da beleza da forma na arte poética, e diga-se, sem prejuízo total do lirismo. Embora Augusto dos Anjos mostrasse grande habilidade formal, a abordagem que dava a seus temas eram diametralmente opostas à arte parnasiana.
O próprio poeta assumiu essa sua iconoclastia no soneto Vandalismo (belíssimo, aliás):
“Meu coração tem catedrais imensas,
Templos de priscas e longínquas datas,
Onde um nume de amor, em serenatas,
Canta a aleluia virginal das crenças.
Na ogiva fúlgida e nas colunatas
Vertem lustrais irradiações intensas
Cintilações de lâmpadas suspensas
E as ametistas e os florões e as pratas.
Como os velhos Templários medievais
Entrei um dia nessas catedrais
E nesses templos claros e risonhos…
E erguendo os gládios e brandindo as hastas,
No desespero dos iconoclastas
Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos”
E, aqui uma verídica passagem de nossas letras.  Passagem ou episódio preservados pelo tempo, que nesse caso, cuidou em provocar uma mancha no currículo de Olavo Bilac. É um fato verídico e documentado oficialmente em nossa história literária: um evento que deixou uma mancha na biografia de Bilac, conforme o relatado por Manuel Bandeira:
“Dias depois de sua morte, ocorrida em Leopoldina, Órris Soares e Heitor Lima caminhavam pela Avenida Central e pararam na porta da Casa Lopes Fernandes para cumprimentar Olavo Bilac. O príncipe dos poetas notou a tristeza dos dois amigos, que acabaram de receber a notícia. – E quem é esse Augusto dos Anjos – perguntou. Diante do espanto de seus interlocutores, Bilac insistiu: Grande poeta? Não o conheço. Nunca ouvi falar nesse nome. Sabem alguma coisa dele? Heitor Lima recitou o soneto Versos a um coveiro. Bilac ouviu pacientemente, sem interrompê-lo. E, depois que o amigo terminou o último verso, sentenciou com um sorriso de superioridade: – Era esse o poeta? Ah!, então, fez bem em morrer. Não se perdeu grande coisa.”
Bilac, do alto dos sonetos da sua “Via-Láctea” estava redondamente enganado. Perdemos um poeta único, singular e universal.
Hoje, Augusto dos Anjos é mais lido, admirado e estudado do que o pomposo poeta do “ora direis ouvir estrelas…”
Manoel Júnior propõe isenção de pedágio em rodovias federais para idosos
 
Ruy Carneiro garante que o PSDB terá candidato próprio à Prefeitura de João Pessoa
 
O Deputado Federal Ruy disse, na manhã desta sexta-feira, 15, em entrevista ao Programa "Paraíba Agora" da Rádio Paraíba FM, que muitos deputados se negam a participar das reuniões que discutem o futuro da Paraíba. Sobre os cem dias do Governo de Ricardo Coutinho, o Deputado disse que não deu tempo para Ricardo resolver todos os problemas, ele falou sobre o problema com os servidores e afirmou que isso é negativo para o atual governo.

Ruy Carneiro fez uma crítica à RC pelo não pagamento da bolsa atleta aos paraibanos, impossibilitando a ida de muitos atletas para competições em outros estados. Ele afirmou que pedirá uma audiência com o Governador para discutir a situação dos atletas.

Sobre as eleições 2012, Ruy Carneiro afirmou que o PSDB terá candidato próprio à Prefeitura de João Pessoa e nas principais cidades do Estado.
Sexta, 15 de Abril de 2011 - 06h17

Agora: casal é encontrado morto dentro de casa em São Bento; a polícia está no local


Um casal foi encontrado morto agora há pouco dentro de uma casa no município de São Bento, no Sertão da Paraíba. A residência fica por trás de uma escola.
Segundo a polícia, Jeane Silva dos Santos, 28 anos e o homem identificado por ´Peinha' foram mortos a tiros, na presença do filho.
Moradores presenciaram o crime, mas não acionaram a polícia com medo de represália.
O casal tinha envolvimento com drogas.
Mais detalhes em instantes

quinta-feira, 14 de abril de 2011

publicado em 14/04/2011 às 05h59:

Santos completa 99 anos, joga a vida na Libertadores
e a permanência de Ganso na Vila nesta quinta-feira


Ricardo Saibun/Divulgação SantosRicardo Saibun/Divulgação Santos
Sem Neymar, esperanças de classificação estão todas em Ganso
Publicidade

A partida entre Cerro Porteño e Santos marcada para a noite desta quinta-feira (14), em Assunção, capital paraguaia, a partir das 20h30 (de Brasília), será apenas a segunda do técnico Muricy Ramalho à frente do Alvinegro, que completará 99 anos de vida, mas terá caráter decisivo por uma série de aspectos.

O primeiro deles, obviamente, diz respeito à permanência do clube na Libertadores da América. Se perder o duelo, o Peixe ficará sem qualquer chance de classificação à segunda fase, antes mesmo da rodada final.

No caso de alcançar um empate, o Alvinegro chegará aos seis pontos contra nove do rival, e terá que torcer para que Cerro e Colo-Colo, do Chile (que também tem nove pontos) não façam um jogo de “compadres” e empatem o duelo da última rodada, resultado que eliminará o Santos.

O segundo aspecto envolve o principal astro do time no jogo desta noite: Paulo Henrique Ganso. Informações de bastidores dão conta de que a DIS, que detém parte dos direitos do atleta, já acertou um esquema para comprar o jogador junto ao Santos e colocá-lo no Corinthians para a disputa do Campeonato Brasileiro, antes de negociá-lo com a Europa.

A forma de acabar com a boataria e manter o craque mais tempo com a camisa 10 é vencer e continuar com chances de avançar à segunda fase da principal competição do semestre para o Peixe.

Para esse duelo, o técnico Muricy Ramalho terá desfalques importantes. Os atacantes Neymar e Zé Eduardo, além do meia Elano, foram expulsos na vitória sobre o Colo-Colo e vão cumprir suspensão. Com isso, o treinador se viu forçado a fazer algumas alterações.
Em compensação, o lateral-direito Jonathan, o volante Arouca e o meia-atacante Diogo se recuperaram de lesões e estão à disposição de Muricy. No lugar de Elano, Danilo deve ser adiantado no meio-campo, com Arouca formando dupla de volantes ao lado de Rodrigo Possebon ou Adriano. No ataque, Maikon Leite e Keirrison terão a incumbência de marcar os gols necessários para o Peixe vencer os paraguaios.
O K-9 revelou se sentir preparado para a responsabilidade e pronto para ajudar os alvinegros a conquistar o resultado de que tanto precisam.

- Eu treinei bastante para ter essa oportunidade. Vou procurar aproveitá-la ao máximo. O Maikon e eu já atuamos algumas vezes juntos e fomos muito felizes. Esperamos fazer uma bela partida e ajudar o Santos com uma vitória.
Faça R7 sua página inicial
Faça parte da comunidade R7 no Orkut
Notícias do R7 em seu navegador
publicado em 14/04/2011 às 10h00:

Instituto do governo afirma que maioria dos
aeroportos não deve ficar pronta até a Copa

Obras previstas não atenderão a demanda de passageiros durante o evento
Gustavo Gantois, do R7, em Brasília

Daniel Teixeira/28.mar.2011/AEDaniel Teixeira/28.mar.2011/AE
Em Guarulhos, tapumes indicam locais de obras do aeroporto
Publicidade
Estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, promete dar muita dor de cabeça ao governo. Isso porque o documento afirma que, dos 13 aeroportos com obras previstas para a Copa de 2014, nove não terão condições de finalizar seus empreendimentos a tempo de receber os milhões de turistas que desembarcarão por aqui.

O documento, divulgado nesta quinta-feira (14), apresenta uma análise dos investimentos feitos pelo governo na infraestrutura aeroviária desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2003 até 2010, foram investidos R$ 8,8 bilhões nos aeroportos brasileiros, uma média de R$ 1,1 bilhão por ano.

O montante pode até parecer alto, principalmente quando o governo afirma que fará um investimento de R$ 5,6 bilhões até 2014, em uma média de R$ 1,4 bilhão por ano. O problema é que outros institutos dão conta de uma necessidade maior de dinheiro. A Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) diz serem necessários R$ 20 bilhões até 2022 e a Fundação Dom Cabral calcula em R$ 25,5 bilhões até 2016.

Como se não bastasse a questão financeira, o próprio governo dificulta ainda mais as coisas com a burocracia da máquina pública. Para colocar de pé uma obra de infraestrutura em transportes são necessárias várias licenças, principalmente ambientais, que fazem com que a construção desses empreendimentos no Brasil leve, em média, 92 meses. Isso dá mais de sete anos.

No estudo, o Ipea afirma que as obras no aeroporto de Manaus, por exemplo, cujo prazo de conclusão é dezembro de 2013, só ficarão prontas em 2017. Ou seja, se todos os prazos forem respeitados, o aeroporto só estará operando em plena capacidade depois da Copa. O mesmo quadro se repete nos aeroportos de Brasília, Fortaleza, Guarulhos (São Paulo), Salvador, Campinas e Cuiabá.

publicado em 14/04/2011 às 09h50: 

Duas faixas do rodoanel são liberadas,
mas motorista enfrenta 9 km de lentidão

Batida entre duas carretas derrubou um contêiner na via

Publicidade
Por volta das 9h50 desta quinta-feira (14), duas faixas do rodoanel, na região de Mauá, na Grande São Paulo, no sentido rodovia dos Bandeirantes, haviam sido liberadas para tráfego e uma continuava bloqueada. No local, duas carretas bateram, por volta das 6h. Os motoristas enfrentavam 9 km de congestionamento. Uma faixa ainda continuava interditada.
De acordo com informações da SPMar, concessionária que administra a via, depois da batida, um dos veículos parou atravessado na pista. Ele está carregado de uma substância química inflamável, mas não chegou a explodir. Técnicos foram ao local resfriar o contêiner.

Quatro unidades de resgate e viaturas da Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas e socorreram três vítimas em estado moderado de saúde, que foram levadas para hospitais de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Confira também

Ainda não há previsão para que a pista seja liberada. Segundo a concessionária, enquanto houver o bloqueio os motoristas vão ser desviados no km 70 do rodoanel para a rodovia dos Imigrantes.
Assista ao vídeo:
REFORMA DA PRAÇA JOÂO URSULO



CASAS POMOLARES


AS CONSTRUÇOES DAS CASAS ESTA EM PRENO VAPÓR.
SAPÉ UM CANTEIRO DE OBRAS
A Prefeitura Municipal de Sapé esta realizando ,varias obras no Municipio sua administração
e exelente a frente o Prefeito joâo da Utillar esta sendo o melhor administrador da regiâo,com reformas de praças,contrucao de asas popularees causamentosa de vaeria ruasdurante 50anos sapé umca teve tantas obras com no governo joâo da utilar,passaram muito goernantes mais nâo fizeram nada por sapé,
e vem mais novides ai .
                                                     Márcio sapé;
                                                                
"A EQUIPE DO BOLSA FAMILÍA"

Esta e a equipe que vai fazer o cadastramento e recatastramento,das familías carente do municipio de sapé.
Os entrevistadores do cadastro Único de Sapé.Ministério do Desenvolvimento Social e combate á fome.CADÚNICO.
SERÃO realizados os cadastros nas residencias
de toda sapé.
Quarta, 14 de Abril de 2011 - 07;56

No rosto: Sargento da Polícia Militar é baleado durante assalto em João Pessoa


O sargento da Policia Miltiar identificado pelo pré-nome de 'Layon', que presta serviço ao Centro de Ensino da Polícia Militar foi atingido com dois tiros agora há pouco, no Bairro Colibris, em João Pessoa.

mofi
Imagem de um dos assaltantes (Foto: Emerson Machado)
O circuito interno de segurança da Lan House capturou a imagem de um dos assaltantes durante a ação dos bandidos.
Quinta, 14 de Abril de 2011 - 07h22

Em JP: detento tem orelha decepada dentro de presídio


O detento Oscar Batista de Oliveira Neto, 23 anos, teve uma das orelhas decepadas, durante uma briga entre companheiros de cela do Presídio Roger, em João Pessoa. A confusão foi registrada na cela 4 do pavilhão 2, na madrugada desta quinta-feira (14).
Segundo informações do repórter Josenildo Gonçalves da Tv Correio, o detento que cumpre pena por assaltos e estupros foi amarrado e em seguida, outros detentos arrancaram uma das orelhas.
Ao ouvir os gritos de socorro, os agentes penitenciários resgataram Oscar da fúria dos companheiros de prisão. Informações apontam que o crime ocorreu porque o detento estava roubando dentro da cela, o que gerou revolta dos outros presidiários.
Segundo boletim o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, o preso não corre risco de morte.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cem dias: apesar do déficit, RC anuncia anistia a IPVA e habilitação grátis; veja as 112 ações



Ricardo faz balanço
Ricardo fez balanço de 100 dias
O governador Ricardo Coutinho anunciou pacote de investimentos que prevê 112 intervenções em várias regiões do Estado. Entre as ações, anistia de IPVA para motos até 150 e carteiras de habilitação gratuitas para cidadãos baixa renda (veja baixo as ações anunciadas).

Leia mais:
Ricardo anuncia anistia para emplacamento de motos; investimentos chegam a R$ 800 milhões
Ricardo aponta déficit de R$ 53 milhões e diz que ainda não alcançou equilíbrio financeiro
A isenção valerá para quem tem débitos acumulados até 2010 e será concedida no ato do emplacamento 2011.
O governador ainda anunciou ações na área de saúde – prevendo a regularização de medicamentos e mutirão de cirurgias eletivas – e na educação, com implantação de escolas técnicas estaduais e de ensino integral.
Coutinho também manifestou preocupação com a segurança, anunciando as três primeiras unidades integradas de Segurança Pública, que irão contar com o trabalho conjunto das polícias e de metodologia interdisciplinar, no combate e prevenção ao crime.
As 112 intervenções ocorrem mesmo sem o Estado ter alcançado o equilíbrio fiscal e financeiro. Pelos cálculos do governador, o déficit nos cofres públicos é de R$ 53 milhões. Ele acredita que o ajuste ocorrerá até o final do ano.
ObrasAlém das ações sociais, o governador ainda anunciou uma série de obras e retomada de projetos que estavam paralisados, a exemplo do Centro de Convenções em João Pessoa, e a reconstrução de Câmara.
Segundo números ventilados pelo Governo, as ações demandarão recursos da ordem de R$ 800 milhões.
Veja o pacote de ações:Estradas - Na primeira etapa, serão construídos 800 quilômetros de estradas, compostos por 30 rodovias, incluindo o binário da Avenida Liberdade, em Bayeux e Alça de Jacumã, no Conde.
O programa possibilitará a construção de estradas que vão interligar rotas importantes para a economia do Estado, a exemplo de Vista Serrana; Pilar/Juripiranga; Mari/ Caldas Brandão; Picuí/Frei Martinho; Soledade/Picuí; Logradouro/ Div RN; Natuba/Umbuzeiro (uva e banana); Aguiar/Igaracy/Itaporanga; Sousa /Lastro; Maturéia/Princesa; Brejo do Cruz/Belém de Brejo e São José Piranhas/Bonito de Santa Fé.
Além disso, 21 estradas receberão pavimentação e outras serão completamente restauradas. Os recursos para o “Caminhos da Paraíba” vêm da Corporação Andina de Fomento (CAF), de alguns remanejamentos feitos no empréstimo realizado junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e de recursos do tesouro estadual.
Abastecimento d’água – Obras de abastecimento d’água e saneamento básico também estão previstas para ter início nos próximos meses. O Governo da Paraíba vai resolver o grave problema de falta d’água que atinge a região do Brejo paraibano.
Uma nova Camará será reconstruída, além de uma outra, de Pitombeiras, para atender a população de Alagoa Nova e levar água para a população de cerca de 20 municípios do Brejo. Também está incluída no projeto a construção de adutoras nos municípios de Esperança, Remígio, Lagoa, Cepilho, Alagoa Nova e Matinhas. A previsão orçamentária do projeto é de R$ 75 milhões.
As obras do Programa Aceleração de Crescimento (PAC) sairão do papel e passarão a ser realidade na vida dos paraibanos. Nesse sentido, o Governo destravou o processo que impedia a realização da construção da adutora São José, em Campina Grande, bem como, possibilitou a inclusão de obras importantes no PAC II, a exemplo dos serviços de saneamento básico de João Pessoa, Cajazeiras, Guarabira e Santa Rita (juntos chegam a R$ 83 milhões).
O município de Cajazeiras, dentro dos próximos dias, será contemplado com o início das obras do terminal de passageiros do aeroporto. As intervenções visam fortalecer o tráfego áereo no Sertão do Estado, possibilitando o deslocamento de pessoas e também de algumas mercadorias na região.
Novos programas – Além de obras, o Governo prepara o lançamento de uma série de programas, gerando economia, fortalecendo a cidadania e trazendo benefícios principalmente para população mais carente do Estado.
Além do “Paraíba Integrada” – que promove a integração nos ônibus intermunicipais do Estado – outros dois programas na área de trânsito e transporte serão criados para facilitar a vida das pessoas.
Um deles é a Carteira de Habilitação Social, que vai possibilitar que os motoristas de baixa renda, que trabalham na condução de veículos, possam ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma gratuita.
Outro programa a ser lançado, será a anistia do IPVA e taxas estaduais para as motocicletas de até 150 cilindradas que circulam na Paraíba.
Educação – O Governo se prepara para implantar a rede de escolas técnicas estaduais, cuja meta é a construção de 20 unidades educacionais espalhadas em várias regiões do Estado, levando qualificação profissional para toda Paraíba.
O fortalecimento da educação também passa pela erradicação do analfabetismo e a ampliação do acesso ao ensino superior. Pensando nisso, o Estado vai criar o Plano Estadual de Alfabetização, que será realizado em parceria com o Governo Federal, com os municípios e também com universidades.
O Estado vai contar com a abertura de cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 12 municípios, além de núcleos de Educação à Distância em seis cidades e 30 Escolas de Tempo Integral.
Nos próximos dias, o governador Ricardo Coutinho vai assinar ordens de serviço para a construção de novas escolas e a reforma e ampliação em 18 unidades, além da construção de cinco ginásios esportivos.
Saúde – Um Plano Estadual de Redução das Mortalidades Materna e Infantil irá capitanear os esforços para reduzir índices que desagregam centenas de famílias paraibanas, comprometendo com o desenvolvimento saudável da população.
A reestruturação da rede de hemocentros e de distribuição de medicamentos excepcionais são metas para curto prazo, enquanto que a implantação do Centro de Oncologia do Sertão, que ficará localizado no município de Patos, já está sendo projetado.
O Governo Estadual lançará, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Mutirão de Cirurgias Eletivas, cujo objetivo é reduzir o tempo de espera da população para ter acesso a procedimentos cirúrgicos. A cidade foi escolhida por concentrar a maioria das cirurgias de média e alta complexidade realizadas no Estado.
Combate à violência – João Pessoa também irá ganhar as três primeiras unidades integradas de Segurança Pública, que irão contar com o trabalho conjunto das polícias e de metodologia interdisciplinar, no combate e prevenção ao crime. Após a instalação na Capital e região metropolitana, que concentram os maiores índices de violência registrados no Estado, outras unidades serão implantadas em outros municípios.
O Governo também prepara as novas instalações da delegacia de homicídios, que passará a funcionar no antigo fórum de Mangabeira, ganhando em ampliação física e de pessoal especializado para atuar no combate a este tipo de crime.
Para diminuir a violência praticada contra as mulheres e prestar assistência àquelas que foram vítimas, o Governo vai instalar uma Casa Abrigo em João Pessoa e um Centro de Referência da Mulher em Campina Grande.
Os homossexuais também terão um Centro de Referência dos Direitos das Pessoas LGBT, de forma a garantir assistência e assessoramento nos casos de violência e preconceito praticados contra essas pessoas.
Empreender – Nos próximos dias, o Governo do Estado estará lançando o primeiro edital para a liberação de recursos dentro do Programa Empreender-Paraíba. Serão ofertados R$ 5 milhões em financiamentos aos micro e pequenos negócios do Estado.
Também passará a entrar em vigor o decreto que prioriza as empresas de pequeno porte dentro dos editais para a compra de mercadorias e equipamentos por parte do Governo estadual.
Mais empregos – Campina Grande será beneficiada com a instalação do Porto Seco, com o início do processo de desapropriação da área que irá abrigar o empreendimento, que é fundamental para o escoamento da produção da região da Borborema e de outras regiões do Estado.
A segunda maior cidade do Estado também será contemplada com a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo de Araújo, com investimento de R$ 700 mil, e o município de Itaporanga, no Vale do Piancó, com um Pólo Têxtil, para fortalecer a produção e o comércio de confecções na região.
O Governo também vai firmar parceria com a Fábrica de Cimento Brennand, que será instalada no município de Pitimbu. A construção vai custar ao grupo investimentos na ordem de R$ 373 milhões.
Agricultura – Até o mês de junho, o Governo do Estado pretende implantar o Programa de Aquisição de Alimentos, que irá beneficiar diretamente os agricultores familiares, que poderão comercializar seus produtos com o Executivo Estadual sem intermediários. Assim, os alimentos servidos nas escolas, presídios e outras unidades do estado virão das hortas e plantações dos pequenos produtores rurais paraibanos.
Cerca de 150 mil raquetes de palma resistentes à praga da colchonilha serão distribuídas pela Emepa, que já está desenvolvendo o agente natural para o combate a Mosca Negra, inseto que destrói as plantações de laranja e tangerina.
Tecnologia - O Governo vai instalar uma Rede de Fibra Ótica em todas as regiões do Estado. A primeira etapa do projeto será na Região Metropolitana de João Pessoa, com interligação com Campina Grande.
A meta é que, em quatro anos, a rede tenha sido instalada até o município de Cajazeiras. Para este projeto estão previstas R$ 14 milhões.
A tecnologia também será usada na prestação de contas e na transparência administrativa. O Governo vai contar com um Portal da Transparência em breve, dentro do portal do Estado (http://www.paraiba.pb.gov.br/). Além de poder conferir a receita e os gastos estaduais pela internet, a população também contará com painéis que serão montados nas principais cidades, contendo informações sobre onde está sendo aplicado o dinheiro do Estado.
A participação popular também estará garantida na elaboração do orçamento para os próximos anos. A partir do dia 29 de abril terão início as plenárias do Orçamento Democrático, que irão coletar opiniões de paraibanos de todas as regiões do Estado, sobre como o poder público deverá investir os recursos.
Pacto pelo desenvolvimento – O Governo vai lançar um grande programa junto aos municípios paraibanos em prol do desenvolvimento social do Estado. As gestões municipais e o Estado formalizarão convênios para a execução de ações que diminuam os índices sociais do Estado, colaborando com a erradicação da pobreza e com a redução das desigualdades.
Com informações da Secom-PB

SAMU realiza simulação de resgate em Sapé.

25 de março de 2011
By Antonio Enedino
Na tarde desta  Sexta Feira [25],uma equipe do SAMU do Rio Grande do Norte, Equipe Dunas , realizou treinamento com a futura equipe  que atenderá as cidades polarizadas poe sapé.
Foram realizadas simulações de resgates em acidentes com carros e motos, Agentes Comunitários de Saúde foram as “vítimas” a serem resgatadas.
Participaram 41 candidatos a socorristas, e dependendo do desempenho nesta simulação e outras avaliações 21 serão convocados para fazerem parte da equipe, candidatos de Sapé, Riachão do Poço e Sobrado participaram do evento.
Muita gente se aglomerou no local e, com curiosidade queriam saber o que tinha acontecido, muitos que passavam em carros e ônibus achavam que realmente havia ocorrido um grave acidente no local, com feridos com sérias complicações como fraturas expostas e hemorragias.
A Secetária de Saúde  Luzinete participou do evento e disse à reportagem, que dentro de poucos dias as ambulãncias do SAMU com suas equipes treinadas estarão prestando relevante serviço à população de Sapé e região.
SAMU realiza simulação de resgate em Sapé.
25 de março de 2011
By Antonio Enedino
Na tarde desta Sexta Feira [25],uma equipe do SAMU do Rio Grande do Norte, Equipe Dunas , realizou treinamento com a futura equipe que atenderá as cidades polarizadas poe sapé.

Foram realizadas simulações de resgates em acidentes com carros e motos, Agentes Comunitários de Saúde foram as “vítimas” a serem resgatadas.

Participaram 41 candidatos a socorristas, e dependendo do desempenho nesta simulação e outras avaliações 21 serão convocados para fazerem parte da equipe, candidatos de Sapé, Riachão do Poço e Sobrado participaram do evento.

Muita gente se aglomerou no local e, com curiosidade queriam saber o que tinha acontecido, muitos que passavam em carros e ônibus achavam que realmente havia ocorrido um grave acidente no local, com feridos com sérias complicações como fraturas expostas e hemorragias.

A Secetária de Saúde Luzinete participou do evento e disse à reportagem, que dentro de poucos dias as ambulãncias do SAMU com suas equipes treinadas estarão prestando relevante serviço à população de Sapé e região.

Governo do estado anúncia construção de ginásio do EEMOAP.

9 de abril de 2011
Foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estao deste Sábado [09] convênio no valôr de R$ 642.775,06 para a construção do ginásio de esportes do colégio EEMOAP em Sapé.
Esta é uma aspiração antiga dos alunos e da comunidade em geral, que ansiavam a muito por esta obra,que irá beneficiar TODOS daquela instituição que faziam sua práticas esportivas ao relento.
Esta obra a muito havia sido prometida por políticos de nosso estado mas, que agora como publicamos abaixo finalmemte sairá do campo das promessa para a prática.
Considerando, ainda, que há no Orçamento Geral do Estado, consignado em
favor da unidade gestora SEE – 22.0001 – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Crédito
Orçamentário próprio para cobertura dos encargos com o Convênio no 0269/2010, que entre si
celebram a (o) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO e o (a) SECRETARIA DE ESTADO
DA INFRA-ESTRUTURA, relativo à CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO DE ESPORTES (20X30)M
NA EEEFM MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA, EM SAPÉ/PB.;
R E S O L V E M :
Art. 1o – Autorizar a descentralização, em favor do (a) SUPERINTENDÊNCIA
DE OBRAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA PARAÍBA, do crédito
orçamentário na forma abaixo discriminado:
Classificação funcional-programática
Sub-
Projeto/
Órgão Unidade Função
Programa
função
Atividade
22
101
12
361
5036
2326
Reserva
Natureza Elemento Fonte
da
de
de
despesa despesa recursos
4490
51
003
Número
Valor
00434
642.775,06
TOTAL
642.775,06
Art. 2o – Determinar à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG
que, no âmbito do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAF, adote as providências
suficientes e necessárias à operacionalização da descentralização autorizada nos termos do Art. 1o,
desta Portaria.
Art. 3o – Esta Portaria vigerá a partir da data de sua publicação.